Artigos de Opinião
MELHORES RESTAURANTES EM MATOSINHOS
Artigo de Sara Riobom | Publicado em Portoalitites
Matosinhos é a Meca para quem gosta de comer bem. Descubra, então, os melhores restaurantes em Matosinhos (escolhidos por um local!).
O restaurante Temperos da Zezinha é daqueles sítios tão bons que me apetece guardá-lo só para mim. Mas eu gosto de partilhar tudo o que sei convosco, por isso cá vai 🙂
O Temperos da Zezinha distingue-se da concorrência por ter um ambiente 100% familiar, uma lista de entradas de babar e chorar por mais (desde chamuças de frango, fondue de queijo, croquetes de presunto…) e pratos principais excelentes. A cataplana de tamboril é top, bem como o Arroz de Cabidela, mas o que me faz voltar lá vez após vez é mesmo a Açorda de Camarão.
FONDUE: 11 RESTAURANTES NA TUA CIDADE
Artigo de Zomato | Publicado em Medium
Junta a comida tradicional portuguesa e os fondues e traz até Matosinhos um menu super apetitoso e que encanta qualquer um. É difícil escolher mas qualquer que seja a tua escolha será sempre certeira. Bom apetite!
TEMPEROS EM TEMPO DA PANDEMIA
Artigo de Manuel Serrão | Publicado em Jornal T
No “Temperos da Zézinha”, em Matosinhos, a Zézinha que dá nome ao restaurante, e que já foi cozinheira chefe dos restaurantes o Valentim e o D. Peixe, é a verdadeira heroína
Como os meus estimados leitores decerto já repararam, os restaurantes – que são os principais protagonistas destas crónicas – deixaram de nos poder lá receber. Apesar da pandemia mantém-se a democracia e por isso para além dos maus e dos assim-assim , também os bons restaurantes que eu me prezo de vos apresentar ou recordar estão em modo #fiqueemcasa.
Como o nosso T está em modo continuar a trabalhar, se é verdade que o vírus conseguiu impedir-nos de frequentar os restaurantes, em muitos casos não conseguiu impedir que os restaurantes vão até nós. Como também não conseguiu, era o que mais faltava, impedir que estas cantinas continuassem abertas para também levar até aos estimados leitores as minhas sugestões de vinho e gastronomia na boa restauração portuguesa.
A RAINHA DOS TEMPEROS
Artigo de António de Souza-Cardoso | Publicado em Jornal Vida Económica
A Zézinha, como todos a conhecem, é pouco menos que uma instituição da Gastronomia, não só de Matosinhos, como do Norte de Portugal.
De facto, apesar de ter aprendido e ensinado no Valentim (ainda era vivo o velho Valentim), no Terrace e no Dom Peixe, esse modo tão especial de fazer o peixe, os arrozes caldosos de legumes ou de feijão, as açordas e tantas outras coisas de encantar que um dia celebrarão a grande Gastronomia Atlântica, a verdade é que a Zézinha levava consigo, já nessa altura, um dom especial para a cozinha regional portuguesa.
E se quisermos descrever esse dom de modo mais objetivo, provavelmente, diríamos que o dom da Zézinha, tal qual o de algumas das nossas Mães e Avós, é o mesmo que a leva a ser conhecida pela Rainha dos Temperos.